quarta-feira, 30 de maio de 2007

Utopia

Desde a semana passada eu fiquei sabendo através de parte da galera que está estudando na UFC que a nossa tradicional faculdade (eu não me enganei, ela é nossa) está beirando há mais uma greve. Dessa vez, pelo pouco que eu sei, ela esta sendo liderada pelos servidores públicos da UFC.
Numa história dessas dificilmente alguém não vai sair prejudicado, pois parando as aulas antes do periodo normal de paralisação (férias) irá prejudicar os alunos que depedendo do tempo terão que cumprir a sua grade curricular num tempo tão curto que o aprendizado corre risco de tornar-se produtivo. Agora, se fizermos uma breve reflexão, os servidores terão maior visibilidade para os seus protestos e reivindicações.Mas o que o aluno da ufc tem com isso?É em relação a isso que esse poste será destinado.
Não raro são as greves em instituições públicas, mas raras são as vezes em que o estudante se sensibiliza com a causa dos funcionarios das mesmas. Muitas vezes, o estudante e a sociedade (estou falando de forme generalizada, é obvio que exite as excessões) contumam a encarar os funcionários grevistas como vilões da história. Como ocorreu na greve da UECE do ano passado em que enquanto os funcionários (incluindo professores) faziam greve, simplismente esses , em sua maioria, ficavam de braços cruzados e ainda adotando uma opinião repressiva em relação a greve. Talvez esses estudantes não perceberam que não se trata apenas de dinheiro o aumento de salários. Se pegarmos de exemplo um professor, poderia esse com um melhor salário se especializar mais ainda, se capacitar, o que refletiria numa melhora das aulas ( pense num bicho pra gostar de estudar é professor universitário). Quanto aos servidores em geral, um melhor salário refletiria em melhor serviço e assim numa universidade mais organizada e etc. São nesses pontos que eu venho batendo nas rodas da minha faculdade ( 7 de setembro), que ao meu modo de ver essas reivindicações não são somente problemas do servidores mas sim dos estudantes. Para mim, em vez de existir um distanciamento entre aluno e servidor, deveria existir uma união em busca do melhor para sua universidade. Se for para parar as aulas que não seja em vão!!! Porém, não é necessário muito esforço para vermos que isso não é fácil.
Pessoal, não encare isso como uma critica aos estudantes da ufc,pois para mim ai está outro erro da nossa sociedade. Muitas pessoas constumam a pensar que os problemas dela só interessam aos seus estudantes.Isso para mim está errado.Ora, se a ufc é mantida com dinheiro público, ela é de interesse público. Quando eu falei em união entre estudante e professor eu penso no estudante da unifor, da ffb, fic, fa7 e por ai vai...Mas por que eu acho que os alunos de particulares deveriam se meter nisso? Pois para mim, o estudante universitário é dotado (ou pelo menos é pra ser) de uma consciencia maior do que os outros segmentos da sociedade. Eu por exemplo, estudo na fa7, mas sei que uma ufc bem estruturada traria inumeros beneficios a nossa sociedade tão pouco desenvolvida. A ufc ainda é, de forma absoluta, o unico centro capaz de gerar alguma produção tecnologica no nosso pobre estado. Preciso falar que isso importante?Sem contar que ela aloja inumeros estudes de alto nível (não seria um desperdicio não desenvolve-los numa faculdade bem estruturada?). Infelizmente, esse meu modo de ver não é muito compartilhado pelos estudantes em geral. Em enquanto uns batem no peito e falam "ih, foi mal a minha é federal" e outros ainda respondem "ih, foi mal a minha é melhor que é federal", assim alimentando ums discurssão inutil, perde-se uma rara chance de se formar uma organização civil finalmente forte e organizada na nossa sociedade que é dominado por políticos corruptos e alguma poucas tradicionais familias.
Bem, uma breve sintese de td que eu falei, é que eu defendo uma união integral dos estudantes, buscando melhorar as condições da educação no nosso estado não só para nós mas as futuras também. Infelizmente, o meu sonho encontra-se como uma bela utopia. Hoje em dia, no nosso querido país, nem time de futebol é unido ( com raras excessões como o oxford united). Tudo isso foi um desabafo de algo que vive entalado na minha garganta, pois não é raro eu ver pessoas, tanto na fa7 quanto na unifor, que o problema é da ufc é deles. Se os teoricos organicistas viessem ao Ceará, ficariam desolados!!


Ps: A greve da UECE em 2006 teve alto cunho político. Os professores solicitaram um aumento para poder queimar o governador da época, Lúcio Alcantra, uma vez que no periodo de 6 meses antes das eleições um candidato que caso exerça um cargo político, não pode conceder esse tipo de aumento. Porém, mesmo assim, resolvi usar a greve da uece como um modelo da passividade de parte do corpo estudantil do Ceará, uma vez que não ficaram nem contra nem a favor, de uma forma militante.

Fatos absurdos:
um professor da UECE com mestrado em sociologia, ganha em torno de 2500 reais. Essa informação foi revelada por uma ex-aluna do 7, cujo pai é o tal professor. (estudou na H1 em 2006).

Ps²: os teoricos organicistas afirmava que a sociedade devia possuir uma solidariedade que respeitasse as diferenças dos seus individuos, mas que todos trabalhasse em torno bom bem estar social. A Teoria Organica, leva esse nome pois foi inspirada no corpo humano, uma vez que se pegarmos o cérebro e o coração, veremos que são órgão diferentes mas que trabalham em torno do bem estar do corpo.


Se eu cometi algum engano, faço questão de ser corrigido. Pois é vivendo e apredendo. :)

meu presente do dia: http://www.youtube.com/profile?user=ilovefoxes

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo com o que voce disse,a socidedade teria uma grande evolucao se ao inves de ficarmos arranjado motivos para nos separamos cada vez mais,procurassemos ver os motivos que nos unem.
Isso e uma coisa obvia,mas a populacao nao para pensar a muito tempo.Parar de correr e pensar nas acoes e no que fazer.
Eu tenho que admitir que apesar de concordar com o que foi dito,nao sou um exemplo dela.A verdade e que nao sei bem o que fazer diante de uma greve.Ate pq eu sou um tanto desiludido com essas greves,claro que nem todas merecem tao desilusao ,mas desde que eu fui em um protesto estudantil e o que eu vi foi que boa parte das pessoas que la estavam,so estavam la para baguncar,matar aula,ou pq achavam q seiram fodoes com isso.Essa parte so queria fazer bagunca e nao ligavam em nada para os ideias do protesto.Para mim isso ficou marcado como exemplo da participacao estudantil da nossa gerecao em um protesto.
Enfim,quero que isso mude,e tb quero ver um meio de ser util a ideias que realmente valham a pena.