terça-feira, 29 de maio de 2007

Música e Educação por Italo

Esse assunto eh realmente bem polemico e dá pra passar horas discutindo sobre ele...

Eu sempre defendi que seria muito positivo para o país ter educação musical como disciplina nas escolas. Seria sem duvida uma contribuição tremenda para a cultura do país... Basta imaginar se pessoas com noções de musica e conhecendo grandes autores se interessariam por aberrações como MC Serginho, Tati Quebra Barraco ou coisas do gênero (nem vou citar o latino pra não cair no clichê). Dificilmente esses "cantores" cairiam no gosto popular se tivéssimos uma educação musical. Por mais que isso pareça algo superficial diante dos outros problemas do Brasil, uma negação a esses pseudo-artistas poderia ter conseqüências na conciência do povo, já que a mídia tem usado apresentações destes com freqüência cada vez maior, na tentativa (muito bem sucedida, diga-se de passagem) de alianar a população. Isso sem falar no óbvio, que seria a imensa contribuição para a formação da musica brasileira, já que, com a ausência da educação musical na escola, muitas pessoas com talento acabam não tendo nunca a chance de lapidar esse talento e tornarem-se grandes mestres da musica.

Só pra não deixar a coisa pendendo só para um lado, eu não posso deixar de falar que, apesar de trazer grandes vantagens para o pais, a inclusão dessa disciplina nas escolas infelizmente não pode ser prioridade no Brasil. Seria uma loucura investir em educação musical em escolas onde as crianças mal aprendem a ler e a escrever. É muito difícil ir contra algo que você defende com todas as suas forças mas seria muita utopia da minha parte dizer que essa é uma idéia viável. De fato não é, temos que priorizar a educação de base para dar às crianças as mínimas condições de ser alguem na vida. Depois disso acertado aí sim deveríamos aplicar a educação musical no currículo (eu sei q isso é puro sonho, estamos no Brasil... país onde educação não da votos ¬¬).

Pois eh, também fico meio em cima do muro nesse assunto, pq tem muitos prós e contras (pra citar poucos ja ficou essa redação hehe). Desculpem o mini-livro, mas é pq o assunto é bom msm (não se sinta obrigado a ler huahuahuaha).

Flw

2 comentários:

Anônimo disse...

dou um parecer favorável acerca da tua redação, é mais uma idéia, e boas idéias são sempre bem-vindas quando se vive em um aterro social chamado Brasil. Fica no ar uma pitada de desânimo por nao termos nas casas de congresso e do senado Sr. com boas idéias como essas, mas cara, tipo, se a gente conseguir reunir 2,5 milhoes de assinaturas (1% do eleitorado nacional) em 3 estados diferentes, nós poderemos encaminhar um projeto de lei para a câmara dos deputados em Brasília, quem sabe heim? :P vlw mah, mais do que um blog rotineiro nosso blog tb pode ser político.

Anônimo disse...

hehe o problema bruno é a falta de dinehiro para investir nesse tipo de projeto. Como falamos aqui o Brasil tem algumas prioridades como ensinar suas crianças a ler e escrever (mas será que essa é a prioridade de quem dete´m o poder político?).