segunda-feira, 28 de maio de 2007

Música e educação por Harley

Muito vem se discutindo no Brasil a respeito de educação e a formação de um individuou como ser humano e cidadão e não apenas como um bom profissional. É nesse contexto que uma corrente de pessoas que são ligadas à arte vem defendendo a entrada de uma disciplina que aborde a música.

Muitos pontos a favor nos fazem acreditar que essa seja uma boa idéia. De cara, ao meu modo de ver, uma disciplina que abordasse a música ira ajudar a reduzir o processo de evasão escolar, uma vez que a música é uma das grandes formas de cultura e entretenimento da humanidade. Ela seria capaz de ajudar a integrar o aluno a escola (experiência já comprovada). EU ESTOU FALANDO AJUDAR e não resolver sozinha hehe. Além do ponto de vista administrativo (quanto a o processo de evasão) a música também seria útil do ponto de vista psicológico, uma vez que essa ciência afirma que a música é uma das principais formas de exteriorização dos sentimentos e desejos do ser humano. E pra que isso? Isso ajudaria a formar cidadãos com maior equilíbrio psíquico. E isso é tarefa da escola? Eu acho que sim. Além disso, ao estudar música, os futuros cidadãos brasileiro teriam maior exigência musical e não consumiriam o trabalho de pessoas sem compromisso com ela, que pouco contribuem pro enriquecimento cultural de nossa nação. Eu escrevi consumir com toda convicção, pois é uma questão de justiça quanto ao reconhecimento do trabalho de muitos músicos brasileiros talentosos.

Mas até agora ta tudo muito lindo e não sei o que. Por isso eu abordarei agora em diante um tom mais realista sobre o assunto. Caso a música virasse disciplina teria o governo condições de aplicá-la adequadamente? Uma vez que a aplicação dela seria muito onerosa aos cofres públicos. Seria de interesse das instituições particulares que tanto lucram com os nossos vestibulares gastar dinheiro com uma disciplina que não seria abordada no exame? Não seria de maior prioridade estruturar melhor a atual estrutura do ensino no país?

São essas as perguntas que tramitam na minha cabeça, pois eu mesmo reconheço que a aplicação dessa nova disciplina seria muito onerosa e exigiria muito esforço, mas eu me pergunto se esse esforço não seria positivo para as nossas crianças? Devemos evitar que o Brasil vire apenas um país de remendos e sim de bases concretas.

Um parágrafo defendendo e outro questionando, vocês já podem perceber que eu mesmo ainda não tenho opinião formada e foi isso que me impulsionou a escrever isso. Desejo ver outros pontos de vista, defesas, questionamentos, tudo é valido. Espero que o assunto sensibilize parte da galera que é apaixonada por música.

Ps: não existe ainda uma organização da sociedade civil de grande expressão que defenda a adesão da música como disciplina escolar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou a favor.
O Brasil e um dos paises com uma das maiores cargas tributarias do mundo.Esses impostos claramente nao sao usados devidamente.Logo temos dinheiro o suficiente para melhorar as condições das escolas publicas e implantar a musica como displina escolar.A musica e capaz de ajudar no desenvolvimento de um ser.
Temos que deixar de lado essa ideia de que a vida e um jornada em busca de cada vez mais dinheiro.A musica e capaz de funcionar como algo mais humanizador,como foi citado no post ela esterioriza emoções.As pessoas sofrem de estress cada vez mais cedo ,em parte, pq estao vivendo para trabalhar ao inves de trabalhar para viver.

São apenas alguma opniões minhas.

Anônimo disse...

Esse assunto eh realmente bem polemico e dá pra passar horas discutindo sobre ele...

Eu sempre defendi que seria muito positivo para o país ter educação musical como disciplina nas escolas. Seria sem duvida uma contribuição tremenda para a cultura do país... Basta imaginar se pessoas com noções de musica e conhecendo grandes autores se interessariam por aberrações como MC Serginho, Tati Quebra Barraco ou coisas do gênero (nem vou citar o latino pra não cair no clichê). Dificilmente esses "cantores" cairiam no gosto popular se tivéssimos uma educação musical. Por mais que isso pareça algo superficial diante dos outros problemas do Brasil, uma negação a esses pseudo-artistas poderia ter conseqüências na conciência do povo, já que a mídia tem usado apresentações destes com freqüência cada vez maior, na tentativa (muito bem sucedida, diga-se de passagem) de alianar a população. Isso sem falar no óbvio, que seria a imensa contribuição para a formação da musica brasileira, já que, com a ausência da educação musical na escola, muitas pessoas com talento acabam não tendo nunca a chance de lapidar esse talento e tornarem-se grandes mestres da musica.

Só pra não deixar a coisa pendendo só para um lado, eu não posso deixar de falar que, apesar de trazer grandes vantagens para o pais, a inclusão dessa disciplina nas escolas infelizmente não pode ser prioridade no Brasil. Seria uma loucura investir em educação musical em escolas onde as crianças mal aprendem a ler e a escrever. É muito difícil ir contra algo que você defende com todas as suas forças mas seria muita utopia da minha parte dizer que essa é uma idéia viável. De fato não é, temos que priorizar a educação de base para dar às crianças as mínimas condições de ser alguem na vida. Depois disso acertado aí sim deveríamos aplicar a educação musical no currículo (eu sei q isso é puro sonho, estamos no Brasil... país onde educação não da votos ¬¬).

Pois eh, também fico meio em cima do muro nesse assunto, pq tem muitos prós e contras (pra citar poucos ja ficou essa redação hehe). Desculpem o mini-livro, mas é pq o assunto é bom msm (não se sinta obrigado a ler huahuahuaha).

Flw