sábado, 17 de maio de 2008

Nazareth - A Lenda viva do Rock

Era esse o título do anuncio que a divulgação ( e q fraca de divulgação...) fazia em seu Outdoor, e realmente não foi propaganda enganosa.

Um bom público compareceu ao Arena nessa sexta-feira, atendendo as perspectivas dos organizadores. Um público bem variado, com gente de toda idade e com uma mercante presença feminina. O mais engraçado era que encontrávamos desde bangers altamente caracterizados como senhores com seus 60 e lá vai chibata de anos hehe. Pra variar os portões não abriram na hora prevista e quase dez horas e a galera foi entrar no show, algo que não foi ruim pq facilitou a vida de muita gente. Mas vamos a show.




As bandas de abertura merecem comentários a parte. Ambas, Malditos ou Vulcani são cheias de peculiaridades e tocaram para a galera do arena com no mínimo muita segurança. A Malditos já é velha conhecida da cena rock da capital e vem recebendo boa repercussão nacional. A banda não faz um som muito do meu agrado mas tem muita originalidade fazendo um som bem singular, com muitos solos de guitarra e boas climatizações feitas no teclado. Um destaque hilario da banda era o baixista, um gordinho de boina que era o mais desenrolado da banda, sempre conversando com a galera ( valeu pela simpatia hehe). A banda executou musicas que vão desde o autentico rock até o brega!!! É mesmo, brega hehe. Eu pelo menos achei engraçado. Ainda podemos destacar o cover dos beatles While My Guitar Gently Weeps, que fez a galera curtir pra caramba. Um comentário final dessa apresentação, foi que a pessoa que mais aparentava conhecer a banda era nada mais nada menos que o Buxo do Metal, sempre cantando as músicas.

Depois da lenda Hanse, agora Dan!

Entre os shows, aconteceu um momento típico. Sempre durante a noite rolou os mais altos clássicos do rock no sistema de som, tocando quase todas as perolas: Led Zeppelin, Deep Purple, Van Halen, AC/DC e por ai vai... Num entanto, nada supera o momento pós show do Malditos. Assim que acabou o show deles, eu falei pro Felipe: " Hey man... o John Rutsey morreu ( primeiro batera do Rush e o único membro além dos três clássicos)." E ele ficou sem acreditar e começou a falar que os outros não podiam morrer hauhua. Foi quando ele fechou a boca, o sistema de som toca Tom Sawyer. Preciso nem dizer que a gente delirou.

Logo após isso, teve o show da banda de Hard Rock Poser ( como ele mesmos se nomeam) Vulcani. A banda é outra tradicional do cenário local e procura resgatar todos aqueles elementos do Hard da década de 80 que quase se perderam por total no tempo. E podemos dizer que eles nos trazem de volta a década de 80. Com muitas autorais agitadas e covers memoráveis eles fizeram a galera agitar. Entre as covers estão Dretoit Rock City, The Final Countdow, Enter Sadman, Back in Black e por ai vai.... Literalmente aquecendo a galera e sempre lembrando que estavam honrados de tocar na mesma noite com tal lenda.

Mas vamos ao que interessa: Nazareth!!! Logo após a Vulcani fomos para o palco principal ( o original do Arena) e ficamos imediatamente a frete de onde Dan ficaria. Tempo passou lento pra caramba deixando a ansiedade a flor da pele. Foi quando uma mítica introdução em gaita escosseza foi executada e os efeitos de luzes sobre a bateria anunciavam a lenda que estava para entrar. E de um a um, foram entrando, tranquilossss hehe. Afinal, já são bem velhos!!! Mas na hora da entrada de Dan McCafferty, O Mito!!! O cara realmente é daquelas pessoas que um cearense nunca imaginaria ver de perto. Uma lenda que tem sua voz imortalizada na história do rock. Me lembro que no momento de sua entrada no palco e pulei como se o Ceará tivesse feito um gol!!! De cara eles mandaram Beggars Day do clássico hair of the dog. Falando em clássico, foram muiitos clássicos, incontáveis huahua. Todos bem dosados com as novas música do excelente The Newz que está tendo boa repercussão no mundo. Músicas como Day at the beach, fez a galera abrir o sorriso e cantar a descontraída canção, muito massa. Tivemos do novo trabalho grandes momentos do Show, como Keep on Travelling, que foi a segunda faixa curtido a pulos e uma sensação não acredito no que estou vendo. Outra canção é a bela Enough Love, que tinha o refrão cantando ao pleno pulmão por mim e o kbça, até parecíamos grandes conhecedores hehe. Do The Newz tivemos o Rockão arrastado The Gathering, a que eu mais esperava e que pela sua estrutura dava par escutar muito bem a voz de Dan que até arriscou umas rasgadas. Dos clássicos foram os momentos grandes do show. Razamanaz não deixou ninguém parado, clássico mesmo esse som. Todo mundo empolgou. Os divertidos refões de My White Bicycle e Holiday fizeram com que a galera cantasse. Um dado interessante era q pelo som diferente dos shows que vamos, variamos as maneiras de curtir, com direito a uma tentativa de sicronizar uma dancinha. Não preciso dizer o resultado né?! O Show ainda foi fechado com os clássicos Love Huts ( cantada por todo mundo que ainda tinha voz) Expert No Mercy ( UMA PUTA MÚSICA). Em Hair of the Dog, um dos grandes clássicos do rock, o vocalista, já meio cansado ainda arriscou tocar a gaita escosseza, um momento muito massa pois isso não se ver em qualquer show. Muito foda!

Infelizmente alguns problemas com a guitarra deixou Jimmy Murrison muito puto e fez com que a banda executasse uma música a menos e que deixasse o palco com apenas um obrigado de Dan e Pete. Nada que sujasse a alegria do show, pois eu acho que não deve ser levado muito em conta, os caras já tão velhos e ainda fazem um rock com força, como querer alimentar qualquer intriga.

Cara, o que dizer??? Realmente não sei. Fiquei emocionado no show de ontem. Creio que com os bons públicos dos últimos, em destaque a multidão do dia 26, realmente tenha colocado Fortaleza na rota. Vale ressaltar que todos os ingressos do Nazareth vendidos na Kangaço foram vendidos, dando se não um fenomenal público, um público bom para todas para a errada estratégia de publicidade.

Ver esses caras, em especial Dan e Pete, que carregam a banda a 40 anos foi algo inesquecível. Poder conferir esses representantes de outra geração do rock, " Dinossauros do Rock" como o Felipe definiu, foi muito prazeroso. O Dan não faz questão de esconder a idade, se veste como um autentico velhinho e sua performace no palco é carregada pela simpatia e sorriso fácil.

Um show ficar para memória!!!



2 comentários:

Anônimo disse...

Cara,os bixo tem raça viu :p
Cara,puta show!!! Expect no Mercy,o solo de gaita,love Hurt´s, Enough Love foram momentos de arrupiar mesmo :D huahaua...
Parabens ao Nazareth,não estão em plena foram(é a idade..),mas estão em pleno espirito!!!

Anônimo disse...

Sensacional!!!
só as lendas...
um show imperdível com certeza até pela já bem avançada idade dos cara...hehe
fora os clássicos como: Love Hurts,expect no mercy,enough love...as novas músicas do The Newz também são muito foda!!!
é isso aeh galera música boa não tem época!!!