Fortaleza, no dia 15 de novembro, foi contemplada com uma das mais influentes bandas de gothic metal do mundo: Nightwish.O fato demonstra a quebra de um forte preconceito que havia sobre a cidade, pois se pensava anteriormente que o nordeste é a terra do forró,onde estilos como o metal não teriam publico.Dada esta equivocada estatística, os empresários e as bandas de metal internacionais perdiam um boa chance de auferir lucros, vendados por um preconceito.De uma certa forma, aqui no nordeste ainda há casas de forró, mas os públicos se diversificaram. Uma prova de que o Rock e o Metal têm um publico significativo por aqui são casas de show como Órbita, Hey Ho e Bieer Hauss, mostrando que o cearense não gosta apenas de forró, como os empresários pensavam.
Em Fortaleza, se apresentaram Helloween, Gamma Ray, Nazareth,Tarja Turunen( ex –nightwish), fora outras bandas de metal.
Dia 15 foi a vez de a banda Nightwish vir conhecer as praias de Fortaleza e o seu povo. Foi um show que ocorreu concomitantemente com o da banda de Punk Rock The Offspring, acontecimento que não diminuiu o público da banda finlandesa, esta que, vez ou outra, está cancelando um show e outro por causa de problemas com promotores locais ou por motivos de doença da vocalista Anette Olzon .Aqui no Brasil o show que haveria em Porto Alegre foi cancelado por causa do excesso de bandas internacionais que se apresentariam no lugar, malogro que não atingiu Fortaleza. No dia do show, apresentaram-se as bandas Alliance e Semblant.A primeira demonstrou o virtuosismo de seus guitarristas, executando notas de terça em duas guitarras, como tradicionalmente faz o Heloween, demonstrando que os cearenses têm muito o que expor para o mundo. A banda curitibana Semblant mostrou toda a sensualidade da sua vocalista, que é uma das características pouco exploradas pelas cantoras de metal mundiais. Além disso, o vocalista demonstrou que há alguém no mundo que alcance o agudo gutural de Dani Filth,(Craddle of Filth)mostrando também um jeito de cantar que lembra o de Till Lindemann,( Rammstein).
Enfim, apesar da demora para começar o show, a multidão grita quando Jukka Nevalainen entra no palco.Depois dele, entra Tuomas Holopainen , Marco Hietala, Emppu e por último, Anette.Estava loira. Começaram o show com “Bye Bye Beautiful” do recente álbum Dark Passion Play.Pela música, dava para notar o carisma de Emppu, que não parava de se movimentar no palco e de posar para as fotos dos fãs.Além dele, Anette mostrou toda a sua simpatia e meiguice, empolgando a platéia de uma forma que uma vocalista de sucesso sabe fazer. Tuomas o líder da banda, mostrava empolgação e ao mesmo tempo seriedade. Para quem não sabe, Tuomas foi quem criou o projeto Nightwish e convidou a sua colega de classe, Tarja Turunen, para participar de seu audacioso projeto além de Jukka, Emppu e Sammi Vänskä( baixista do Nightwish na época) . Bem, o baixista Marco, com seu jeito sisudo, empolgou a platéia nas partes em que entrou, como em “Dead to the World” do álbum Century Child e “Bye Bye Beautiful”.
Notável foi que o Nightwish ainda é um fardo pesado para Anette.Na música “Dark Chest of Wonders” do álbum Once, a vocalista não alcançou o agudo que Tarja alcançava na parte em que termina a música.Em “Come Cover Me “ do álbum Wishmaster, a mudança de tom retirou, para muitos, a interpretação da música. O mesmo aconteceu em “Wishmaster”, cujo título é o nome do álbum.Em músicas como “Wish I had a Angel” do álbum Once, onde a banda começou a sua fase um pouco menos erudita , Anette teve um excelente desempenho. Tuomas, executou os solos de teclados das músicas.Entrementes, poderia ter mostrado um melhor desempenho, pois mostrou só um pouco do que realmente é capaz de fazer, em “Wishmaster”, visto que é autor de solos magníficos,como o de “Wanderlust “ do álbum “Wishmaster”.Quanto ao restante dos integrantes, fizeram o que se esperava deles: uma apresentação magnífica.
Apesar de algumas falhas, a banda empolgou a multidão. A reação em cadeia começou quando jogaram uma bandeira do Brasil nas pernas de Anette. Esta, por sua vez pegou-a no reflexo e a botou no seu ombro. Fora isso, dentre todos os objetos que foram jogados, Emppu pegou um ursinho preto e branco e botou na plataforma de Jukka. A vocalista pegou o ursinho de pelúcia e ficou abraçando-o no palco. Um dos momentos de demonstração de serenidade de Tuomas foi quando jogaram um objeto bem na mão em que executava um solo. Sorte do tecladista e dos fãs que o objeto não pegou em seus dedos!Por muito menos, já se viu celebridades como Axl Rose interromper um show.
Dessa forma, terminaram o show cerca de 11:30, com os votos de uma boa noite de sono por parte da vocalista, e deixando realização de um desejo noturno na cidade de Fortaleza.
Thiago Santos Salomão.( Um dos fãs do Nightwish que estava no show)
Um comentário:
Ae!!
Showzaço com certeza :D
Alliance realmente foi muito foda. So não concordo que a sensualidade das vocalistas não seja algo tão utilizado,de uma forma bem moderada,mas é bastante utilizada.
Quanto as mudanças em relação as musicas da epoca da Tarja , ja era algo esperado,são duas vocalistas de estilos diferentes,ambas boas nos seus estilos.
Valeu muito a pena o show, agora ,rumo a Almah!
gostei do post ;P
Postar um comentário