domingo, 10 de junho de 2007

One Hour by the Concrete Lake - Pain of Salvation


One Hour by the Concrete Lake conta a história de um homem que trabalha em uma fábrica de armas e começa a ter dúvidas sobre a moralidade de sua ocupação. Ele percebe que é apenas parte de uma grande "máquina" (big machine) que controla a sua vida. Ele faz, então, uma resolução de novo ano no intuito de descobrir as conseqüências de sua vida e seu trabalho em outras partes do mundo, libertando-se, destarte, da grande "máquina".

No segundo capítulo, ele viaja ao redor do mundo e vê o que as suas armas estão fazendo em vários lugares. Ele testemunha uma guerra e recorda que lhe contaram que as armas feitas por ele salvariam vidas humanas e preservariam a paz. Contudo, tudo que ele vê são seres humanos utilizando armas para matar outros seres humanos - que é o propósito das armas. Ele também vê nativo lutando para recuperar suas terras do homem branco que retiraram o urânio da terra para re-depositar o lixo após aproveitar a energia.

No terceiro capítulo, ele chega às margens do Lago Karachay (que fica em Kyshtym na antiga USSR), onde foi depositado tanto lixo nuclear nos últimos cinqüenta anos que se alguém ficasse por ali mais de uma hora, a exposição à radiação causará a morte em duas semanas. Karachay foi eventualmente coberto de concreto (todo o lago), mas para os níveis de radiação voltarem a ser aceitável, seriam necessário milhares de anos. Contudo, após dez anos, o concreto começou a rachar e a radição voltou a vazar. Como se não bastasse, o lago é conectado subterraneamente a muitos outros rios e ao mar.

O homem então percebe que é impossível para alguém sair de uma "máquina", pois fora dela há muitas outras máquinas. Entretanto, ele também percebe que as máquinas são compostas de "engrenagens", então tudo que ele pode fazer é escolher a que "máquina" ele quer fazer parte e assumir as responsabilidades de sua direção.

O significado do título é que para qualquer um entender a imortalidade dos assuntos tratados no álbum, bastaria que ficasse por uma hora nas margens do Lago de Concreto.

A mensagem do álbum é para o ouvinte perceber as mesmas coisas que o seu protagonista.


Ps: pra da uma animada por aqui, ando com pouco tempo pra postar.

Um comentário:

Anônimo disse...

O conceito desse album e bastante forte,e algo pra se pensar de verdade mesmo.
Eu tava pensando hoje em algumas coisas e agora vendo isso,essa ideia me pertuba,de ser parte de uma maquina criada por alguem ,na qual eu nao quero estar ,mas muitas vezes quando olho ao redor,vejo que estou dentro dela ,fazendo parte.
Tem que haver um jeito de sairmos dela,podemos ter mais que isso.Eu não quero esse mundo para mim,nao quero esse mundo para as pessoas que amo,nao quero esse mundo para meus filhos.E odeio me sentir impotente contra toda essa situação.
Ainda há houtra questão:Será que eu nao sei o que fazer para reverte-la,ou sera que eu nao tenho coragem para faze-lo o por isso me nego a ver?