Uma hora ou outra, todo mundo que se encontra na faculdade vai ter a sua famigerada iniciação científica. Pois bem, eu considero esse momento importante e como eu não posso falar sobre a de todos, falarei do que ocorreu na FA7. Quem quiser falar alguma coisa sobre esse tema nas outras faculdades é só mandar para o meu e-mail.
Como definir essa iniação?Bem, podemos considerá-la como um dos principais divisores ( senão o principal) do estilo do ensino superior para o médio. Tudo isso deve-se pq ela tem como intenção a de fazer com que o aluno atinga a sua maturidade, sendo capaz de apresentar trabalhos complexos que possam ser reconhecidos em qualquer lugar nesse mundo. A maturidade também manifesta-se pelo fato de que o aluno irá procurar questinonar, analisar, defender novas ou antigas idéias, o que o difere do aluno do ensino médio que tem que apenas aceitar o que passado para ele.
Pois bem, nos ultimos dois dias tivemos a iniciação na fa7. A abertura foi feita por um sociologo que eu me esqueci o nome, mas de muito respeito que tem doutorado e pós - doutorado na França. Ele limitou-se a falar sobre a responsabilidade do aluno desvencilhar do plano da faculdade e criar o seu próprio. Mas como assim? Quando ele fala criar o próprio é que você não pode ter na cabeça planos futuros que estejam presos a cabeça. Tipo assim: uma pessoa esse plano indepedente da faculdade ao ser pergunta no que vai fazer daqui a 5 anos vai dizer " estarei do 10º semestre" e apenas. Mas se você tiver planos além possivelmente irá dizer: "estarei do 10º semestre, estarei tentando provar coisa tal, irei fazer uma pós-graduação, ou um mestrado e por ai vai...". Segundo ele, essa diferença de pensamento faz o diferencial no futuro.
Após sua palestra, tivemos a apresentação de alguns alunos da fa7. Pra iniciar, teve um cara lá que fez um trabalho sobre uma ong que procurar ir na cadeia para oferecer àquelas pessoas que não possuem defesa, um direito que de todas as pessoas no estado brasileiro. E por que isso? essa ong tenta evitar aqueles casos de ladrão de galinha é preso, mulher foi presa por um pote de manteiga e tal... Segundo o trabalho deles, a falta de um acompanhamento juridico faz com que isso aconteça. A pessoa vai sendo passada da delegacia, para o tribunal e dps para prisão sem que ninguém chame a atenção para o fato de que aquela pessoa comentou um delito leve e não merece ir para cadeia junto com homicidas e traficantes. Para eles, essas pessoas devem pagar uma pena altenativa que procure trabalhar a coscientização. Caso eles vão para cadeia, podem sair bem pior.
A segunda apresentação, foi sobre a progressão dos regimes hediondos. Essa progressão consiste na redução da pena para aquelas pessoas que comenteram esses crimes, mediante a bom coportamento, trabalhos na cadeia, analise psicologica e tal. O ponto principal foi a contradição da nossa constituição que garante a individualização da pena a todas as pessoas mas que também considerava todos os crimes hediondos como iguais, ou seja, como é que todo crime hediondo pode ser igual se todas as penas tem que ser diferente. A defesa do aluno, foi que 10 anos na atual situação do sistema prisional brasileiro, 10,15 anos é tempo cruel. A pessoa irá sair da cadeia mais emburrecida, mas anti-social e por consequencia mais bruta. Esse cara falou a frase que mais me tocou quando o assunto é direito penal: hj em dia, uma pessoa não conhece nenhuma figura do Estado, não conhece o médico, não conhece o professor, não conhece o assistente social, não conhece a oportunidade e dps de 17 ou18 anos ela conhece a primeira, o delegado.
dps , do seu trabalho veio o trabalho sobre o aborto. Quer tema mais polêmico? permitir ou não?
Pois bem, o trabalho trouxe o mais do mesmo quanto a defesa da não legalização. Argumentos como é uma vida e tal, coisa que se vê mto. Porém, uma professora na mesa julgadora perguntou: " se vc conhecesse alguém que matasse alguém, vc iria denuciar? a aluno falou: sim!. Vc conhece alguém que fez aborto? a aluna: sim! Professora: vc a denunciou? a aluna: não!" dps dessa a aprensentação ficou confusa, dps de cair na contradição qse ngm lhe dava credibilidade.
Dps dela, teve uma apresentação bem fraca sobre aquecimento global, no qual além do amadorismo teve o quesito hora, já eram 10 horas da noite. Ai eu peguei o beco.
No outro dia, houve uma apresentação sobre sociologia que falava os valores na nossa atual sociedade que giram em torno do dinheiro. Foi um trabalho bem cativante, com um intuito mto mais do que produzir ciencia mas sim para concientizar a glr. Tanto que o trabalho foi apresentado por uma dupla e ambos tinham inscritos trabalhos separados. O destaque pra mim foi um video apresentado pela dupla que tinha como trilha sono ratamahata do seulputa hehe.
dps dessa aprentação houve um trabalho de direito constitucional tão complexo que é foda passar pra aqui.
O destaque negavito foi o baixo comparecimento dos alunos, em torno de 60 pessoas por dia. Foi uma pena!!!
Como definir essa iniação?Bem, podemos considerá-la como um dos principais divisores ( senão o principal) do estilo do ensino superior para o médio. Tudo isso deve-se pq ela tem como intenção a de fazer com que o aluno atinga a sua maturidade, sendo capaz de apresentar trabalhos complexos que possam ser reconhecidos em qualquer lugar nesse mundo. A maturidade também manifesta-se pelo fato de que o aluno irá procurar questinonar, analisar, defender novas ou antigas idéias, o que o difere do aluno do ensino médio que tem que apenas aceitar o que passado para ele.
Pois bem, nos ultimos dois dias tivemos a iniciação na fa7. A abertura foi feita por um sociologo que eu me esqueci o nome, mas de muito respeito que tem doutorado e pós - doutorado na França. Ele limitou-se a falar sobre a responsabilidade do aluno desvencilhar do plano da faculdade e criar o seu próprio. Mas como assim? Quando ele fala criar o próprio é que você não pode ter na cabeça planos futuros que estejam presos a cabeça. Tipo assim: uma pessoa esse plano indepedente da faculdade ao ser pergunta no que vai fazer daqui a 5 anos vai dizer " estarei do 10º semestre" e apenas. Mas se você tiver planos além possivelmente irá dizer: "estarei do 10º semestre, estarei tentando provar coisa tal, irei fazer uma pós-graduação, ou um mestrado e por ai vai...". Segundo ele, essa diferença de pensamento faz o diferencial no futuro.
Após sua palestra, tivemos a apresentação de alguns alunos da fa7. Pra iniciar, teve um cara lá que fez um trabalho sobre uma ong que procurar ir na cadeia para oferecer àquelas pessoas que não possuem defesa, um direito que de todas as pessoas no estado brasileiro. E por que isso? essa ong tenta evitar aqueles casos de ladrão de galinha é preso, mulher foi presa por um pote de manteiga e tal... Segundo o trabalho deles, a falta de um acompanhamento juridico faz com que isso aconteça. A pessoa vai sendo passada da delegacia, para o tribunal e dps para prisão sem que ninguém chame a atenção para o fato de que aquela pessoa comentou um delito leve e não merece ir para cadeia junto com homicidas e traficantes. Para eles, essas pessoas devem pagar uma pena altenativa que procure trabalhar a coscientização. Caso eles vão para cadeia, podem sair bem pior.
A segunda apresentação, foi sobre a progressão dos regimes hediondos. Essa progressão consiste na redução da pena para aquelas pessoas que comenteram esses crimes, mediante a bom coportamento, trabalhos na cadeia, analise psicologica e tal. O ponto principal foi a contradição da nossa constituição que garante a individualização da pena a todas as pessoas mas que também considerava todos os crimes hediondos como iguais, ou seja, como é que todo crime hediondo pode ser igual se todas as penas tem que ser diferente. A defesa do aluno, foi que 10 anos na atual situação do sistema prisional brasileiro, 10,15 anos é tempo cruel. A pessoa irá sair da cadeia mais emburrecida, mas anti-social e por consequencia mais bruta. Esse cara falou a frase que mais me tocou quando o assunto é direito penal: hj em dia, uma pessoa não conhece nenhuma figura do Estado, não conhece o médico, não conhece o professor, não conhece o assistente social, não conhece a oportunidade e dps de 17 ou18 anos ela conhece a primeira, o delegado.
dps , do seu trabalho veio o trabalho sobre o aborto. Quer tema mais polêmico? permitir ou não?
Pois bem, o trabalho trouxe o mais do mesmo quanto a defesa da não legalização. Argumentos como é uma vida e tal, coisa que se vê mto. Porém, uma professora na mesa julgadora perguntou: " se vc conhecesse alguém que matasse alguém, vc iria denuciar? a aluno falou: sim!. Vc conhece alguém que fez aborto? a aluna: sim! Professora: vc a denunciou? a aluna: não!" dps dessa a aprensentação ficou confusa, dps de cair na contradição qse ngm lhe dava credibilidade.
Dps dela, teve uma apresentação bem fraca sobre aquecimento global, no qual além do amadorismo teve o quesito hora, já eram 10 horas da noite. Ai eu peguei o beco.
No outro dia, houve uma apresentação sobre sociologia que falava os valores na nossa atual sociedade que giram em torno do dinheiro. Foi um trabalho bem cativante, com um intuito mto mais do que produzir ciencia mas sim para concientizar a glr. Tanto que o trabalho foi apresentado por uma dupla e ambos tinham inscritos trabalhos separados. O destaque pra mim foi um video apresentado pela dupla que tinha como trilha sono ratamahata do seulputa hehe.
dps dessa aprentação houve um trabalho de direito constitucional tão complexo que é foda passar pra aqui.
O destaque negavito foi o baixo comparecimento dos alunos, em torno de 60 pessoas por dia. Foi uma pena!!!
Um comentário:
Massa ae as apresentações.
La da UFC tb teve isso a apresentação da iniciação cientifica do pessoal la.
Sendo que a informação foi pouca,e eu nao tinha ideia de quando ia ter algo do meu curso,ae dps de ter andado em todas as sedes de humanidades da ufc ali na avenida da univesidade eu cheguei atrasado e so peguei o final da apresentação do pessoal do meu curso.Ja seria dificil entender se eu tivesse chegado no começo,imagine chegando atrasado.
Mas uma frase marcoum,quando estavamos conversando com o professor do curso no final das apresentações ,um dos caras que e da minha sala falou :
"Pô,mais e meio chato né pro cara passar um ano pesquisando pra chegar e fazer uma apresentação de 15 mins."
Prof:"Isso é um momento de gloria!Imagine nos professores que passamos 10 anos pesquisando algo pra apresentar em meia hora em alguma palestra.E o trabalho dele ainda vai ser divulgado em revistar e vai ter palestras no exterior ainda."
Agora quando a participação dos alunos,deploravel cara.Pra ter uma ideia ,na hora da apresentação da estatistica,tinha da minha sala,eu e mais dois.E de outras salas quase ngm tb,era mais pessoas que iam apresentar,ou que conheciam quem ia apresentar.Devia ter na sala umas 15 pessoas ,contando com professores.E não foi so no meu curso isso,eu ainda vi umas apresentações de outros cursos e foi do mesmo jeito.
Um dia talvez será eu a estar la apresentando,mas um dia de cada vez.
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