terça-feira, 22 de julho de 2008

Oficina com Marcelo Barbosa

O Centro Cultural Banco do Nordeste traz mais uma grande atração para os amantes da musica do nosso estado.Dessa vez foi oferecida uma oficina de dois dias (12 horas aula) com Marcelo Barbosa(vide topico anterior), e gratis :D
Pois bem,quem foi representar o Theater nesse aprendizado fomos eu(Rafael-K) e Kelvin.Ao chegarmos encontramos umas 4 ou 5 pessoas que tambem iam para a aula e começamos a achar que seriam poucas pessoas.Engano nosso hehehe...deu ate pouco mais de 30 pessoas(que era o numero de vagas),mas nada que prejudicasse.Uma das presenças na aula eu acredito merecer um destaque nesse blog.Marcelo Pinheiro,guitarrista e vocalista da banda Renegados.
A Aula começou sem grandes atrasos e logo podemos notar que seria algo bem legal.O Marcelo Barbosa demonstrou ser uma pessoa bem simples e simpatica.O começo da aula deu pra acompanhar legal ate que os assuntos começaram a exigir uma carga teorica e pratica bem maior e começei a boiar bastante.Houve inclusive um momento no qual ele falava sobre improviso e chamou dois alunos para improvisar ,utilizando um exercicio que ele havia ensinado, la na frente em cima de uma base que ele colocou no pc,foi bem legal.Ao fim do primeiro periodo (as 13 h) houve um intervalo e ficou decidido que ele tentaria dar uma aula mais balanceada para que quem fosse mais iniciante podesse acompanhar melhor.
Voltando do intervalo,a promessa foi cumprida.Foi bem melhor de acompanhar e o tempo passou bastante rapido.Foram passados varios exercicios e dadas varias dicas sobre postura e tecnica com a guitarra.Além de entre um exercicio e outro haver um papo sobre diversos assuntos entre Marcelo Barbosa e os alunos.
E pra encerrar o 1ª dia da oficina o pessoal pediu pro Marcelo tocar alguma coisa la e ele chamou o Marcelo Pinheiro para um momento memoravel!!Os dois improvisando la.Foi muito legal.Primeiro o Pinnheiro(bastante acanhado ainda) fez uma base de uma musica do Renegados e o Barbosa ficou solando sobre ela.Depois aconteceu o inverso,Barbosa fez uma base blues para o Pinheiro(ja mais solto) fazer sua magica com a guitarra.

O 2ª dia da oficina foi ainda melhor.O pessoal chegou na hora e logo começou a aula.O foco ainda era improvisação e tecnicas.Desta vez ainda foi feita uma passagem por modos gregos,campos harmonicos e escalas com algumas modificações.Agora na minha opnião um dos melhores momentos foi quando o Marcelo chamou o pessoal para irem tocar la em duplas,pra improvisar mesmo.Foi realmente incrivel,o pessoal demonstrou não um nivel profissional,mas ainda assim grande qualidade.Foi realmente muito bom.Para encerrar a sessão de improvisos teve mais uma dobradinha dos dois Marcelos,foi mais uma vez incrivel.

Além dos assuntos da oficina tivemos ainda um momento meio entrevista/workshop no qualo Marcelo contou sobre algumas das suas historias e trabalhos,inclusive que ele ja trabalhou com banda de baile(aquelas que tocam em festas,formaturas,...) e ja tocou com uma banda de sertanejo.Contou também como foi a entrada no Almah e alguns detalhes da turne.

O fim do dia ficou com o Marcelo tocando algumas musicas dele e depois uma pequena sessão de fotos hehehe... A organização do evento ainda distribuiu alguns cd´s de umas bandas patrocinadas pelo bnb e todos receberam os seus certificados.

Concluindo,foi de grande proveito a oficina.Parebenizo a organização do evento pela competencia e por trazer um musico como o Marcelo para dar essa oficina e ainda por cima gratuitamente.Creio que todos que participaram poderam tirar algum proveito e vamos torcer para que tenhamos mais por ae.

Um comentário:

Anônimo disse...

Massa hehe...
Os Marcelos mostrando muita humildade. O professor paciente e dedicado e o aluno esforçado apesar de tanto tempo de intimidade coma guitarra. Fico imaginando o kbça o kelvin lá, deve ter sido muito legal pra eles ( sem ironias hehe).