quarta-feira, 9 de julho de 2008

Felipe Andreoli e Marcelo Moreira barbarisam em workshop!!!

Os músicos em destaque deste poste estão inseridos no mais alto escalão do Heavy Metal brasileiro. No entanto, eles conseguem aliar o reconhecimento do trabalho com a tranqüilidade da vida comum. São músicos respeitados mas que não possuem grandes tietagens. Tudo isso contribuiu para o clima leve e descontraído com qual todos foram presenteados no workshop.

Tudo nesta noite funcionou de maneira diferente dos outros workshops presenciados por nós. Inicialmente, pelo fato de a escola não ser em um lugar central ou próximo de grandes centros comerciais, mas sim no queto lago jacarey, onde este que vos escreve mora. Outro fato foi o de ser numa terça feira a noite. A modesta divulgação contribuiu também. Agora o principal diferencial não era esse. Se lembra que eu falei que não existia muita tietagem??? Pois é, a grande maioria da platéia era composta por músicos :D.

A abertura da noite se deu com um grupo local de blues/fusion que executou 5 músicas, com destaque para o baterista Samuka que mostrou precisão e pegada, arrancando elogio até do Marcelo após o show. A banda fez um som bem próprio e arrancou aplausos dos presentes.

Após a boa apresentação do grupo local foi hora de entrar em cena Marcelo Moreira, o novo baterista da Banda Almah! Ele encontrou certas dificuldades inicialmente pois devido a um engarrafamento ele não teve a oportunidade de passar o som e de se aquecer. Antes de iniciar, ele fez questão de perguntar quantos músicos estavam presentes, e logo muita gente levantou a mão. Com isso, como o próprio Marcelo falou, o seu direcionamento foi mais para uma clínica de musica do que uma espécie de show individual, como acontece na maioria dos workshops de metal. Houve um bate papo legal onde ele comentou sua origem no mundo da musica, como treinava, do que gostava e como se desenvolveu. Comentou os sets de bateria e ensinou como ele organiza seu instrumento nas sessões de gravação. Também foi debatido o fato de se compor algo que a pessoa não consiga reproduzir dignamente ao vivo. Também comentou as dificuldades de se tocar metal no nosso país e falou sobre talentos regionais. De fato um papo legal com esse cara super humilde. Ele ainda falou que o foco inicial é o Almah e assim que tiver tempo serão iniciadas as gravações do novo albúm da burning in hell, o que deve acontecer, caso ele não entre no Angra, por volta do primeiro semestre de 2009. Portanto, fãns de burning, vocês terão de esperar.

Após dele, foi a vez de Felipe Andreoli!!! O cara é um dos monstros do baixo nacional, não só no Heavy Metal, mas no geral, demonstrando sua preocupação de buscar novos horizontes. As suas músicas executadas incluiu musicas do Angra, Time Out, solo e cover do Jaco Pastorios. Em seu workshop ele falou sobre sua vida de músico e ensinou algumas técnicas de tocar em estilos dentro e fora do Heavy Metal. Comentou as possibilidades de um cd solo e dvd aula, que são planos secundários segundo o mesmo, mas que ele deseja realizar. No seu workshop ele não teve medo de fugir do tema heavy metal e o assunto abordado foi o baixo em si nas mais diferentes escolas. O cara realmente toca demais e demonstra não ser afetado por nenhum tipo de estrelismo. Também comentou os processos de gravação do novo do almah, no qual ele está produzindo ( fato inédito em sua carreira.). Comentou sua Tour com o grupo Kiko Loureiro Trio pela europa onde ele teve a oportunidade de encontrar vários de seus ídolos.

Por fim, já com o adiantar da hora. Uma tranquila e rápida sessão de autografos. Muita gente vazou quando acabou, pois a escola é longe de tudo! Ficaram somente alguns fãns ( como eu) e outras pessoas que trocaram my space com os músicos para demonstrarem suas composições.

Uma noite tranquila e muito massa. Musicos de alto nível mostraram seu virtuosismo e sabedoria sobre a vida de músico.

Boa noite pessoal.

2 comentários:

Anônimo disse...

deve ter sido muito massa... mais um grande evento que eu deixo passar =(
Os dois músicos dispensam comentários, o felipe já consagrado e o marcelo ainda trilhando seu caminho pra se colocar entre os top (com certeza está muito perto disso).
Tô esperando coisa muito boa desse CD do almah, pelo menos se depender do nível dos músicos...

Flw glr

Anônimo disse...

Deve ter sido realmente muito massa.Dois grandes musicos e com bastante humildade,o q infelizmente tem faltado ha alguns otimos musicos nacionais.

Rddr não deu pra mim,mas fica pra uma proxima quem sabe.E agora rumo a Andre Matos em agosto!!!