quarta-feira, 15 de agosto de 2007

decadencia do futebol brasileiro

Há duas semanas, a grande revelação do futebol nacional, alexandre pato, foi vendido para o futebol italiano, com apenas 17 anos. Nessa hora de badalação, poucos pararam pra pensar o que essa transação evidencia para nós.
Já não é de hoje, há três anos, romário adia a sua aposentadoria afirmando que com o nivel dos jogadores que atuam no Brasil, lhe permite que continue em ação. E o que a venda do alexandre pato, com a declaração do romário tem a ver com a essa decadencia que eu nomeie o post? Bem, como dizia jack, e depois de 200 anos, Italo, vamos por partes.
Apesar de a mídia ter feito badalação somente no caso Pato, muitos outros jovens talentos estão indo embora dos nossos campos. Nem sempre para um grande centro europeu, agora perdemos jogadores em massa para turquia,arabias e ucrania. E cada vez mais jovens. Na decada de 80, craques como zico,careca e falcão, só foram para eurpora no meio da carreira, com 28 anos. Já nos anos 90, segurar um jogador com 22 ou 23 anos já era muita coisa, agora com 20 anos, já é grande a possibilidade de ir embora, se não tiver ido antes e sequer ter jogado por aqui. Alguém tinha ouvido falar do Naldo, zagueiro, antes de ter sido convocado pela seleção? Pois é, na temporada passada, ele foi considerado o melhor zagueiro, numa liga que jogam juan e lúcio. Antes de ir pra europa, naldo participou de um Brasileiro pelo juventude. E o ilsinho do São Paulo? Esse é mais famoso. Há quanto tempo se destaca? há pouco mais de um ano! Com a fuga maçissa desse jovens talentos para outros gramados, o que sobram pra nós? Me recordo que há 5 anos atrás, Yarlei era um limitado meia do Ceará e Ronaldo Agelim um bom zagueiro do Fortaleza. Hj, os dois são titulares absolutos de times da primeira divisão. O que nos restou foi um bando de perna de pau. Por isso, que se destaca no aniversário é o goleiro artilheiro do líder, dodo, que passou muito tempo na geladeira de muito outros times, edmundo com 36 anos.Falando no edmundo, um dia desse ele disse mtas verdades, ao falar que os treinadores hoje não tem estabilidade, por isso, com medo de perder os seus cargos, retrancam o time. réé rpz. Basta assistir uma partida do brasileirão. Pra agravar ainda mais, a nossa seleção só joga no brasil, quando o regulamento determina. Vc nunca estranhou? brasil e argentina, brasil e chile, clássico sul amaricano, sendo jogado na Inglaterra. Não me estranha os jogadores não terem amor pela camisa em alguns casos, eles mal ficam no Brasil. E tudo isso tende a piorar, muitos jogadores que nem atuaram por seus times profissinais já estão sendo negociados para a europa, como é um caso de um menino de sergipe, com 9 anos, negociando a sua ida para europa hehe. Daqui a pouco, até o oxford vai ter uma vaguinha nesse futebol brasileiro hehe.

Não sei se voces concordam, mas que vê, o campeonato brasileiro, já deve estar cansado de tanto jogo feio.


obs: o que eu disse, não impede que o Brasil, seja hexa ou hepta campeão mundial. Mas de que adianta? Cada vez menos, esse titulo parece ser nosso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma coisa e verdade,o campeonato brasileiro está um saco.Eu lembro que antigamente eu adorava ver um jogo do flamengo.Os jogos em gerais tinha lances bonitos,um jogo raçudo(o que nao significa falta de 5 em 5 min´s),enfim ,era algo muito bom de assistir.Esse ano eu ainda nao consegui terminar de ver um jogo do campeoanto brasileiro,acaba o 1ª tempo eu to ficando com sono ja,ae vou ver o segundo esperando algo bom e nada muda...um saco.
O brasil ta perdendo muuuito com essas transferencias,os jogadores que se destacam vão embora e ficam aqui os razoaveis ou em fim de carreira(e os perna de pau tb claro).A verdade é,nao vejo como um time brasileiro poderia pagar tao bem como times europeus pagam,por isso acho que para que tenhamos bons jogadores aqui ,e questa de tb(entre outros fatores) eles quererem jogar aqui.Mas para isso outras diversas questoes influem,desde as condiçoes dos estadios,ate a segurança do pais.Pq por exemplo,o caso de Robinho,garoto que recebe proposta pra jogar na europa ,com grandes chances de ascensão como jogador(outra coisa que falta por aqui)e ainda por cima,a mar do cara foi sequestrada.Fica dificil alguem querer ficar assim desse jeito.
Acaba sendo tudo uma reação em cadeia,jogadores bons vao embora ,esses sao os que vao para a seleção,eles jogam quase que puramente por trabalho,deixando de existir o amor pela camisa,menos raça,menos jogo.Enquanto isso aqui no brasil,vao ficando os jogadores razoaveis ou em fim de carreira,os jogos ficam mais feios,menos pessoas passam a se interessar,menos pessoas vao aos estadios,menor a renda arrecadada para o esporte,jogadores sem salarios,nao jogam...jogo feio.Nos dois casos,uma outra consequencia e que o publico se desinteressa cada vez mais pelo esporte,a partir dae nascem cada vez menos "craques" .Esse texto poderia ir bem mais longe,mas to cansando...