sábado, 24 de novembro de 2007

Pelos caminhos do rock/metal: Hendrix!

Goste de baixo,teclado e bateria. Será muito difícil não delegar a guitarra o papel principal do rock. Muitos foram as lendas que ajudaram a construir essa intima relação entre guitarra e rock, no entanto entre todas as figurar é difícil encontrar tal figura mais ligada a simbologia da guitarra do que Jimi Hendrix.


Queimar a sua guitarra influenciou milhares de pessoas a se aventurarem pelas 6 cordas. Com certeza o ato mais memorável da historia do rock.


Nascido nos Estados Unidos, ele penou muito nas terras americanas e não obteve um centésimo do reconhecimento alcançando na sua carreira. Foi numa viagem a Inglaterra, sobre a tutela de um produtor que acreditava em seu potencial e de boas indicações, que Hendrix começou a escrever as suas linha relevantes de sua carreira. Seu jeito de tocar era diferente. Usava uma fender para destro sendo que a sua habilidade estava na mão esquerda. Foi auto-didata ( numa época que não tinha cifras na net e video aulas) e possui um jeito diferente de tocar guitarra.

Chamava a atenção de várias formas. Era o primeiro negro a ter enorme destaque no rock. Tocava com a guitarra nas costas e com os dentes. Falava abertamente de temas impactantes e muitas outras coisas. Hendrix nunca foi perfeito, a sua voz não era a mais marcante e em seus shows, devido ao seu estado provavelmente não muito sóbrio, errava algumas linhas de guitarra nas músicas. Talvez por isso, pela a sua incapacidade de agir de maneira igual uma noite atras da outra, passou a improvisar, ai sim passaria a escrever o seu nome na história.
Principal símbolo de woodstock 69, festival que marcou aquela geração.

Ele simplesmente injetava uma carga de adrenalina, seu jeito de tocar e cantar eram selvagens para os padrões da época. Era tudo que a juventude com pensamento revolucionário precisava ver. Um cara que vivia com intensidade, quebrava padrões. Show após show, ele improvisava. Ai -lo tocar era possível ver que ele esquecia o publico ao seu redor e conectava-se a sua guitarra num plano que as pessoas só podiam percebe-lo pelo seu som. Ele incendiava a plateia usando distorções que até a época eram exploradas de forma moderada, popularizou o uso da alavanca e do wah-wah. Hendrix simplesmente impactava.

Mas não só dessas imagem acima citada viveu Jimi, em toda sua carreira gravou bons discos e emplacou clássicos como Hey Joe, Foxy Lady e Fire. Era acompanhado por músicos de grande competências que apresentava vigor ate nas passagens moderadas. A sua banda, Jime hendrix expirence gravou o clássico disco are you experienced. Além disso, ele era muito querido no mundo artísco, acumulando participações em discos de grandes do nome do rock.

Jimi Hendrix, ajudou sem duvida nenhuma, a construir o rock do jeito que ele é hoje. O seu som inspirou inúmeras bandas a apostar em destacar a guitarra nos seus sons. Apresentar um solo no meio de uma música deixou de ser uma ato egocêntrico do guitarrista para tornar-se parte de uma musica de rock. No fim das contas, bateristas, baixistas, tecladistas daquela época admiravam o som feito por Hendrix.

Ele não foi o mais técnico dos guitarrista, mas a sua figura foi que proporcionou o aparecimento de grande mitos da guitarra.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essas aulas de história di metal são massa!!hehehe...

Cara,a verdade que so conheço os classicos mesmo do Hendrix,mas digamos que conheço a lenda.O cara realemente tem seu lugar na história do rock,revolucionou toda a sua geração,e as que estariam por vir!
Vlw Hendrix,parte do que escuto hoje e graças a voce!!