quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Rush – Moving Pictures

Publicado originalmente no Delfos.



Para começar, o DELFOS se orgulha de ser um site parcialmente (se não completamente) nerd. Portanto, não poderia faltar a banda considerada mais nerd de todos os tempos: Rush. O renomado trio de atuais senhores canadenses é formado por Geddy Lee (baixo, vocais, tecladose gritos agudos), Alex Lifeson (guitarras e violões) e Neil Peart (bateria). Na ativa há mais de 40 anos, e com 19 álbuns de estúdio lançados, o Rush iniciou em junho de 2010 mais uma turnê, chamada TIME MACHINE TOUR. E, para comemorar, tocarão na íntegra o seu disco de 1981, o Moving Pictures. Qualquer relação entre esse disco, a resenha e a turnê não é mera coincidência.
Considerado por muitos a grande Obra-Prima Suprema do Rush, o oitavo disco do trio faz jus à fama. Gravado durante outubro e novembro de 1980, as músicas não se prendem à época de seu lançamento (às vezes, eu mesmo acredito que o disco foi lançado há duas semanas!). Nessa época, a banda já havia abandonado a ideia das composições mais longas, coisa que fizeram durante os álbuns Caress of Steel, 2112, A Farewell to Kings e Hemispheres, de 1975, 1976, 1977 e 1978, respectivamente. Mas quando digo composições mais longas, quero dizer faixas com mais de 15 minutos. A música 2112, por exemplo, tem 20 minutos e uns trocados (nada que assuste um fã incondicional). Porém, o Moving Pictures ainda possui a música The Camera Eye, com seus 11 minutos e muito Rock and Roll.
A banda, a partir do disco anterior, Permanent Waves, de 80, decidiu seguir uma linha de canções mais diretas, abandonando um pouco as composições complexas. Tais composições, por serem tão difíceis de serem gravadas, quase causaram uma ruptura na banda, coisa que você pode ver no recém-lançado Rush: Beyond the Lighted Stage, documentário supimpa sobre o trio. Lá, Neil Peart disse que esse disco, o Permanent Waves, teve influência do The Police, a banda inglesa do Sting.
Mas vamos voltar então ao Moving Pictures. O disco abre com a pancada sonora que é Tom Sawyer e, somente ela, já valeria o disco inteiro de muita banda por aí. Para terem composto um faixa como essa, os três garotos de Toronto abusaram da fama de virtuoses que vieram ganhando no passar dos anos. Só para constar, assista ao DVD Rush in Rio, show que a banda fez no Rio de Janeiro (dã) em 2002. Tom Sawyer abriu o show, acompanhada pelo coro de 40 mil brazucas que estiveram no Estádio Mário Filho (vulgo Maracanã) naquela noite. É de arrepiar.
Logo em seguida, surge em fade in, Red Barchetta, uma canção extremamente harmoniosa sobre um automóvel vermelho e muito veloz. Mais uma vez tomados pela inspiração divina, os meninos mostraram que não foram abençoados com suas capacidades musicais à toa. Dessa vez, destaco aqui o vocal de Geddy Lee. O cara simplesmente fez dessa musica um dos melhores momentos de sua voz.
Como sabemos (ou não) o Rush é chegado em músicas instrumentais. Ao longo de sua carreira foram oito canções instrumentais. Quase todas concorreram à época de seu lançamento ao Grammy de Melhor Performance de Rock Instrumental. E todas perderam.
Mas nenhuma perdeu de modo tão trágico como a terceira canção do Moving Pictures, YYZ. Na ocasião, a grande vitoriosa foi Behind My Camel, uma música do The Police e uma das mais entediantes que eu já ouvi. Ou seja, não dá para entender por que YYZ não levou essa. “Melhor assim”, disse Alex Lifeson certa vez, “se ganharmos um Grammy, nossa reputação vai por água abaixo”. Não sei se você sabe, caro leitor, mas o Rush se orgulha do seguinte paradoxo: a banda cult mais famosa de todos os tempos.
De tanto enrolar, me esqueci de falar sobre a bendita YYZ. Repleta de riffs, contratempos, paradinhas e mini-solos, a música é um colírio para os fãs de uma música (muito) bem tocada. É o Rush fazendo um som Rush o mais Rush possível. E que, aliás, foi a primeira música deles que eu ouvi há longos oito anos.
Limelight vem e mostra que o Rush também pode ser pop. Essa é uma das mais popularmente aceitas músicas da banda, com uma pegada bem hard e de uma linha melódica bastante agradável. Se você não pular, ou pelo menos sacudir a cabeça ao som do riff principal, você não é humano.
As quatro músicas citadas até agora fecham um ciclo. Atualmente, nenhuma delas fica de fora de um show dos caras, tamanha a importância do disco para a carreira dos vovôs canadenses. A próxima canção também é muito apreciada pelos fãs, especialmente agora que ela voltou aos shows depois de sabe-se lá quanto tempo. Acho que a última vez que ela esteve em um setlist foi na turnê do álbum Signals, de 1982. Estou falando da longa The Camera Eye.
Ela não é tão longa assim. Se você lembra bem, no começo da resenha eu disse que ela durava 11 minutos. Fichinha. Esses 11 minutos passam tão rápido que você nem percebe e logo está ouvindo a música outra vez. O instrumental impecável está aqui mais uma vez, as linhas harmônicas e melódicas são maravilhosas e não devem nada aos Beatles (não me apedrejem, por favor!), muito famosos também por sua habilidade em construir melodias bacanérrimas.
Agora, por fim, duas músicas nas quais eu não sou muito chegado: Witch Hunt e Vital Signs. Quando disse que não era chegado nelas, não quis dizer que são ruins. Muito pelo contrário, são músicas ótimas e bem cadenciadas. Vital Signs, por exemplo, tem uma cara de reggae impressionante, mas ela muda algumas vezes, tornando-a digna do Rush.

Bom acaba aqui a resenha do meu disco preferido do Rush. Espero poder vê-los tocando esse discão na íntegra no show que está para vir, nos dias oito e 10 de outubro, no Brasil. Se nada der errado, lá estarei eu, pulando feito um louco!

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