domingo, 26 de setembro de 2010

Listen to my music...

Fazer música sobre sci-fiction e ter fãs nerds é mera coincidência





Em dezembro de 2007, eu recebi uma ligação que me deixou com os olhos lacrimejantes: era o meu amigo Rafael Kbça dizendo que o Rush faria um show em Fortaleza. Tal informação não era oficial, mas era baseada em alguns sites que são fontes confiáveis. O show aconteceria em março de 2008.
Tal recepção emocionada não era apenas pela minha admiração ao Rush, mas também era pela sensação de que a nossa galera iria fazer parte de um universo que pareceria tão distante para nós. Além disso, 2007 tinha sido um ano escasso de shows na nossa capital e antes de 2008 os únicos shows que nós tínhamos no currículo eram eventos no Hey Ho (RIP), Shaman no Metrópole e Angra num breve show de Ceará Music. Diante disso, a expectativa por um show do Rush caiu como uma bomba na minha vida (no bom sentido) e acabei me tornando obcecado pelo assunto, mas o show nunca sairia da mera esperança e tal “cicatriz” ainda não tinha sarado por completo, apesar do sensacional ano de 2008.
Já no atual ano, 2010, me aparece um novo show do Rush, mas nada perto daqui, apenas no sudeste.  Eis que ressurge a chama da vontade de ver a banda, sonho esse que só vai ser realizado com a grande ajuda dos meus amigos Kássio e Kelvin. Ir sozinho era fora de cogitação.
Mas que admiração é essa que me faz ir para terra do Capitão Nascimento? Bem, lá vem mais uma história minha com alguma das minhas bandas favoritas que só meus amigos são capazes de suportar hehe.
Até 2004, eu nunca tinha escutado a banda. No entanto, já tinha ouvido falar sobre o Rush in Rio e tive a oportunidade de adquirir o cd da banda através de uma promoção do hiperbompreço. Logo quando apertei o play, fui apresentado ao som pulsante da banda e  o marcante baixo de Geddy Lee ( eu pensava: como esse cara é insano)
Nesse ponto cabe uma curiosidade. Apesar da minha condição de vocalista por acidente na nossa banda, meu sonho sempre foi ser baixista e escutar Rush alimentava meu sonho.
Não dá pra achar que vai aprender só assistindo :D

Apesar de conhecer a banda em 2004, a minha paixão pela banda se multiplicou no final de 2006. Naquela época, eu tinha acabado o terceiro ano e iria estudar num lugar diferente e sem a presença dos meus grandes amigos. Devido a todas essas mudanças, esse período foi de muita reflexão pra mim e embalado pelo som da banda. Ter o Rush como a trilha sonora desse momento na minha vida era algo certeiro. A banda contém profundidade, originalidade e uma extensa e profunda discografia. Cada dia eu escutava mais coisas da banda e ela fazia ainda mais parte da minha vida ( nesse ponto eu tenho que agradecer a internet banda larga hehe).
Dessa época em diante, o Rush foi galgado ao status de uma das minhas bandas favoritas e sua música tornou obrigatória na minha vida. A medida que fui escutando, fui me tornando admirador das letras da banda, que ficam a cargo de Peart, que são de muita qualidade, indo da ficção científica até reflexões sobre a vida. Tudo escrito por uma pessoa que passa muita experiência como Neil Peart.


Somando a tudo isso, ainda pesa para importância do show do próximo dia 10, o quão simbólico é o Brasil na história da banda. Mesmo ela não sendo uma das mais populares no nosso país, a passagem da banda em 2002 por nossas terras foi um verdadeiro sopro de vitalidade para o som deles. Eles perceberam como ainda poderiam existir lugares por quais eles nunca tinham passado e como nesses locais muitos fãs apaixonados esperam por eles. Daquela turnê em diante, a banda ganhou um novo ar pra continuar crescendo e a sua perseverança e crescimento constante fizeram com que eles derrubassem os mais insistentes críticos ao som deles.
Outro fator que admiro na banda é o fato de ela ter a mesma formação desde 1974, um exemplar raríssimo no mundo da música, o que reflete no entrosamento acima da média da banda. Ver dois amigos de colégio como Lee e Lifeson tocando junto desde 1968 é muito inspirador pra mim, principalmente por estar dentro de uma banda com os mesmo amigos.



A importância de uma banda como o Rush é visível e se fortalece a cada dia com o seu constante crescimento, unindo diferentes gerações de fãs. É curioso e bonito ver como as bandas da década de 70, surgidas num período onde a proposta do rock era tão sincera, que ainda estão na ativa e dando grandes lições de vitalidade e de que o rock se carrega na alma e não nas aparências.
Numa época em que a música mainstream brasileira vai se tornando cada vez mais descartável, é muito importante ter circulando por nossa terra banda como o Rush. Por isso dia 10 de outubro estarei lá pra ver a banda de perto, para com um enorme sorriso e os olhos brilhantes eu realizar um sonho, de poder estar num lugar que só era possível nos meus sonhos. And I will call they the working men.

Um comentário:

Rafael(K) disse...

Cara, realmente esse show vai ter um sentido espetacular pra ti! Sem dúvida seria muito bom ir lá. Mas sei que voces iram aproveitar e voltar cheios de histórias pra contar :D