terça-feira, 16 de abril de 2013

Hall da Fama do Rock?



Desde que passei a acompanhar o rock de perto, me interessei bastante não apenas pela música, mas por quase tudo que envolve o estilo. Devido a isso passei a ler muitas notícias, matérias e biografias, tudo pra me interar o mais rápido possível sobre esse universo.

Uma das coisas que me chamou atenção no início foi a existência de um Hall da Fama do Rock, que nada mais é que uma espécie de museu que busca preservar a forte história do gênero. Porém, a medida que fui conhecendo as bandas clássicas e como elas influenciaram as bandas da posterioridade, pude ver algumas omissões absurdas cometida pela organização do museu, deixando de fora algumas bandas seminais para o rock enquanto prestigia alguns nomes bem contestáveis (Madona e alguns grupos de rap). Após visualizar essas contradições eu parei de pesquisar qualquer coisa sobre o referido o hall e a expressão “membro do hall da fama” tornou-se pra mim de pouco valor.

Recentemente, o Hall da Fama nomeou algumas das minhas bandas favoritas como Metallica, Red Hot ChiliPeppers e Rush (esse no caso será induzido no dia 18 de abril de 2013). Apesar disso, mantenho a opinião que o hall comete sérios equívocos, por isso resolvi organizar esse top 5 de bandas que são esquecidas, lembrando que para ser indicado é necessário ter 25 anos de existência. Vale lembrar que a lista revela muito minha maneira de ver o estilo, não levando em conta exatamente a qualidade das bandas, mas o legado delas.

Menção honrosa: Kiss e Scorpions.

5º Lugar: Motorhead

Lemmy muito preocupado por não ser do Hall da Fama.

Embora eu ache os alemães do Scorpions mais talentosos, a verdade é que deixar Lemmy e Cia de fora do Hall da Fama é um absurdo pelo simples fato de quão influentes eles são. Na ativa desde a década de 70, a banda influenciou diretamente estilos como punk, hardcore e heavy metal, ou seja, boa parte do que dominou as décadas seguintes. Se não bastasse a influência musical, Lemmy Kilmister é um baita de um ícone para o rock.

4º Lugar: Iron Maiden
Só o Eddie é motivo suficiente para o Iron ser lembrado. :D


Uma das bandas mais influente do metal, o que já mostra como o estilo não tem espaço dentro do Museu. O Iron Maiden foi uma banda essencial para o resgate do rock que prima por mais técnica e composições mais complexas, uma vez que surgiu em pleno domínio do punk e da música dance. Se não bastasse isso, a banda tem uma discografia sólida e uma das maiores bases de fãs do mundo. Foi responsável também por passar por lugar que outras bandas sequer sonhavam na década de 80. Para os britânicos, fronteiras não foram problemas.

3º Lugar: Judas Priest



Outra banda de força no Metal, o Judas ajudou a delinear o que se tornaria o metal e o hard rock dos anos 80, sendo uma ponte entre os virtuoses da década de 70 e rápidas e pesadas bandas da década seguinte, influenciando inclusive Iron Maiden e Metallica. É sem dúvidas uma das grandes influências no metal. Altos e baixos fizeram parte da história da banda, mas eles se mantêm com força desde a década de 70.

2º Lugar: Yes

Steve Howe é a personificação da beleza rs.


A banda foi fundamental para trazer erudição e virtuose para o estilo. A música do Yes é uma clara prova de que níveis de musicalidade poderiam ser alcançados no estilo, sendo uma bandas mais influentes do rock progressivo dos anos 70. A sua não indicação se torna ainda mais injusta quando bandas contemporâneas como Pink Floyd e Genesis foram lembradas e ela se mantém esquecida.


1º Lugar: Deep Purple





Não é o Deep Purple que precisa do Hall da fama para ser reconhecido, mas é o Hall da Fama que precisa do Deep Purple para ser levado a sério. Os ingleses já têm 45 anos de estrada e fizeram álbuns memoráveis para a história do rock. Tem na bagagem, inclusive, o Concerto para Banda e Orquestra, rompendo a barreira entre o emergente rock e a música erudita. Influenciaram tanto o hardrock quanto metal que surgiram nos anos seguintes, sem contar a lista de integrantes e ex integrantes que é uma autêntica seleção do estilo.

2 comentários:

Rafael K disse...

Acho que foi em uma entrevista com o Chad Smith q ele dizia q achava estranho premiações musicais, como se elas fossem uma espécie de competição.
Por outro lado o Hall da Fama do Rock não precisa ser visto como uma competição né? Mais como uma homenagem, um memorial talvez, a personagens marcantes do estilo. Algo como escrever e guardar uma história.

eu odeio o blogger disse...

Não é uma competição, mas a premiação é bem falha. Se a intenção é preservar a história do rock, eles estão cometendo vários equivocos.