domingo, 10 de maio de 2009

Seletiva do Wacken by Kássio Chaves

Neste sábado fomos prestigiar mais um evento de Heavy Metal de nossa cidade. A seletiva cearense para o Wacken Open Air. Desta vez não podemos contar com a presença de todos os membros do Theater of Salvation, mas pelo menos estavam presentes: Ítalo, Harley, Sara e eu (Kássio), todos bastante animados com as apresentações desta tarde de sábado. A seletiva foi realizada no centro cultural Banco do Nordeste, lugar já bem conhecido do público metaleiro de Fortaleza. O BNB já faz um bom tempo que vem contribuindo para a cena metal em Fortaleza ou em todo o Ceará, pois ao fazer eventos do gênero durante o ano quase todo ainda tem o fator primordial de ser de gratuito, o que um interesse direto na cultura e propiciando o direito ao lazer estabelecido pela Constituição Federal em seu art.5ª-. A nossa animação não era a toa, pois a cena metal nos últimos 2 anos tem crescido muito com a presença de bandas gringas de renome como: Helloween, Gamma- Ray, Nightwish, Nazareth, Destruction, Motorhead e muitas outras. O público cearense tem demostrado interesse neste estilo de música e já provou que é fiel, não importando a banda sendo de heavy metal ou gênero derivado desse como trash, death e tudo mais....sendo isso um fator importantíssimo para a vinda de grandes bandas internacionais e nacionais (Angra, Sepultura), a vontade dos produtores locais também em trazer bandas de grande porte tem sido um ponto crucial. O Ceará após o show do Motörhead foi definitivamente como disseram os jornais locais inserido na rota dos grandes shows internacionais em tour pelo Brasil.

A seletiva cearense para o Wacken Open Air teve início pontualmente às 14:00 com a banda de trash “ A Trigger To Forget”, que recentemente fez seu primeiro videoclipe oficial da música “ never to return”, que já tem mais de 9.000 visualizações no youtube e também já teve seu viceoclipe divulgado pela MTV Brasil. “A trigger To Forget” é marcada por um grande empolgação ao tocar e uma presença de palco incomparável com riffs marcantes e volcais guturais a banda realmente se destaca no cenário atual cearense do gênero. A segunda banda a se apresentar foi a Betrayal que é de um estilo mais death metal, banda ao tocar provoca um estrondo sonoro hehe, eles tocam de forma tão intensa que Sepultura perto deles é MPB huahuahauhua. A terceira banda a se apresentar foi uma banda do interior do Estado, chamada “Dr.Divine”, essa banda traz mais características do bom e tradicional “Hardrock”, o Wacken como de costume apresenta uma tendência de ir mais para uma linha de death/trash metal, então a “Dr. Divine” praticamente entrou no palco só para cumprir tabela e animar também o público ali presente que gostou da banda. A quarta banda a mostrar o seu talento foi uma banda nova no cenário cearense chamada “Roadsider”, que tem um estilo bem próprio que transita entre o “trash metal” e o “stoner rock”. Percebe-se algumas influências de bandas como: Pantera, Black Label Society e Sepultura. A banda entrou não muito cotada para levar a vaga, pois é a banda mais nova dentre as que estão na disputa, mas memso assim a banda não deixou a desejar ao impor um ritmo forte de metal e também ao demostrar uma grande presença de palco, dava para perceber que cada integrante estava dando o seu melhor, tocando com “feeling”; eles tocaram alguns clássicos do ep deles como: What a joke, last lament, reach out........a última banda é uma das mais conhecidas e apreciadas pela galera, Samhainfall, uma banda com um certo tempo de carreira e com um setlist recheado. A SamhainFall desde seus primeiros passos tem explorado o Hard & Heavy tradicional com sonoridade contemporânea, fazendo um som direto, pesado e agressivo. tendo como influencia bandas como Motörhead, Pantera, Black Label Society e também bandas que encabeçaram o movimento “The New Wave Of British Heavy Metal” como Iron Maiden, Thin Lizzy e Judas Priest. Fiel às suas origens, produzindo musica pesada com melodias marcantes, a banda nos garante paixão e entreterimento sem se prender a padrões ou estilos pré-estabelecidos. Em 2007 a banda lança seu primeiro EP intitulado “The First Sign” contando com 6 musicas de sua autoria. A banda liderada pelo marcante e sempre empolgado Raphael Joer(vocal) fez um show com suas músicas mais heavy para mostrar o que a de melhor na banda, tocando clássicos como: “Never tell secrets”, “Seeds of fire”, “Banished From Hell” e músicas novas como: “Night by Night” e “Before my time”, foi um show de primeira em que nossa galera já está bem acostumada, pois é a banda que mais vimos em ação hehe.

Ao término das apresentações no centro cultural Banco do Nordeste esperamos pelo resultado da seletiva, após um bom tempo de espera e apreensão sai o resultado do voto popular, e como era esperado a banda “A Trigger to Forget” ganhou como a banda mais popular obs: (eles tinham uma torcida gigante de fãs), e logo em seguida a votação dos 5 jurados, dentre eles o produtor Marcelo e o editor da revista “Roadie crew”, pois bem depois de um discurso sobre as dificuldades ao ir concorrer lá fora enfim o anúcio da grande vencedora que irá representar o Ceará....e “Roadsider” é anunciada como grande ganhadora!!!!!!!!uma grande surpresa, pois concorria com bandas do porte de “Samhainfall” e “A Trigger To Forget” já a mais tempo em cena. Flávio Oliveira vocalista da banda vencedora não se conteve ao saber o resultado foi ao delírio, extravasou toda sua emoção e com toda razão agora eles são a principal banda cearense e vão para o Rio de Janeiro lutar por uma vaga no Wacken Open Air. Parabéns!!!!!!!

3 comentários:

eu odeio o blogger disse...

De fato mais uma tarde agradável no BNB conferindo a grande programação do Rock Cordel, dessa vez com a seletiva do Wacken.

Dessa vez com pitadas de emoção pois as bandas queriam conquistar algo valioso pro seu currículo. Nessa disputa, ainda tivemos espaço para uma apresentação que não buscava um título mas simplesmente animar a galera com o bom e velho rock. Parabens para a Dr. Divine.

Quanto a Roadside, de fato algo emocionante o momemento em que ela foi anunciada como a vencedora. Não assistir a apresentação dela ao vivo mas o vocalista parecia que tinha passado no vestibular.

E como o cara da Roadie Crew falou:
ar condicionado + entrada de graça + som perfeito + pontualidade = a melhor seletiva do Wacken no Brasil.

Rafael K disse...

hehehehe...
caramba,parabens a roadsider. Eu me surpreendi aqui lendo,imagino como deve ter sido pra banda huahauuhaua

Italo disse...

Prêmio merecido, apesar de realmente surpreendente. Eu tinha certeza que a ganhadora seria a Trigger, mas parece que valeu a vontade da Roadsider em cima do palco. Foi o melhor show da noite, realmente (não cheguei a ver a Samhainfall, mas, pelo setlist, com certeza dá pra dizer que nós assistimos o mesmo show na abertura do angra hehe).

Agora é esperar. Sabemos que a chance de uma banda cearense ganhar a seletiva é quase nula, mas só o fato de representar nosso estado lá fora já é motivo de muito orgulho para a banda.

Obs: Como sempre, o BNB está de parabéns. Pelo comentário do cara da Roadie Crew, não somos os únicos fãs do Rock Cordel =D