sábado, 11 de outubro de 2008

O desafio de ampliar a visão!

Estudar, estudar e estudar. Talvez seja um lema que nossa galera já tenha compreendido. Com muito orgulho, posso dizer que boa parte vem cumprindo esse lema. Creio que nossa qualificação profissional está em um bom caminho e que possivelmente estaremos aptos a concretizar nossos sonhos. No entanto, existe um desafio para todos nós, o desafio de ampliar a nossa visão de mundo, nossa visão de vida. Nosso conhecimento deve desconhecer as barreiras dos nosso cursos. Nosso conhecimento deve ir além da odontologia,do direito, da teleinformática, da estatística , da publicidade e da civil. Creio que isso é algo que vá acrescentar muito nas nossas vidas.

Mas como eu já citei, isto é um desafio. Um desafio não pela falta de capacidade de compreender o mundo, mas sim de ter tempo para compreender o mundo. Nossos cursos visam tanto a qualificação profissional que exigem muito do nosso esforço e do nosso tempo. Quando finalmente respiramos e podemos dizer que estamos em dia com nossas obrigações universitárias, vem as outras questões da vida como sair com os amigos, sair com a namorada, se divertir, ouvir música e etc. É algo que exige esforço e desenvoltura da vida. É nesse contexto que eu me indago como conseguir dar conta de tudo e ainda fazer com que meus conhecimentos não virem apenas a visão do meu curso de graduação. É algo muito dificil.

Quando falor em apliar os conhecimentos, me refiro a todo mundo. Na minha concepção não há curso de que deixe a pessoa realmente apta a entender todo que lhe envolve.

Esta temática eu encontrei em um livro estranho chamado as sobras do iluminismo. Nesse livro ele aborda o reducionismo científico. Reducionismo científico é a tendência das pessoas dotadas de conhecimento em reduzir os problemas, os fatos e os objetos estudados ao seu campo de conhecimento. Um exemplo é a definição de pesquisadores do campo da química sobre o que amor ao definir como um conjunto de reações químicas. Não quero invalidar a relevância dessa pesquisa mas apontar que amor não é só isso. Reduzir as coisas não é só mal do químicos mas de toda as áreas de conhecimento.

Esse livro me fez refletir para a importância de olhar para outros horizontes e encontrar novas possibilidades de conhecer nosso mundo. Creio que conhecer o mundo irá contribuir para que nós sejamos seres humanos mas cientes do nosso mundo e dós mesmos e que assim nos tornemos profissionais mais humanos e não meros empregados ou servidores públicos.

Artigo da Wikipédia.

A transdisciplinaridade visa articular uma nova compreensão da realidade entre e para além das disciplinas especializadas.

A transdisciplinaridade é uma abordagem que passa entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade.

Termo originalmente criado por Piaget, que no I seminário Internacional sobre pluri e interdisciplinaridade, realizado na Universidade de Nice, também conhecido com Seminário de Nice, em 1970, divulgou pela primeira vez o termo, dando então início ao estudo sobre o mesmo, pedindo para que os participantes pensassem no assunto.

Hoje, tendo o Centre International de Recherches et d`Études transdisciplinaires (CIRET) como um dos principais centros mundiais de estudos sobre os conceitos transdisciplinares, é um dos mais complexos, e por conseqüencia um dos mais estudados conceitos, onde ao mesmo tempo procura uma interação máxima entre as disciplinas porém respeitando suas individualidades, onde cada uma colabora para uma saber comum, o mais completo possível, sem transformá-las em uma única disciplina.

E é na Carta da transdisciplinaridade, produzida pela UNESCO com fundamental colaboração do CIRET, em 1994, que temos uma definição do conceito transdisciplinar:

  • Artigo 3: "(...) a transdisciplinaridade não procura o domínio sobre várias outras disciplinas, mas a abertura de todas elas àquilo que as atravessa e as ultrapassa (...)"
  • Artigo 7: A transdisciplinaridade não constitui nem uma nova religião, nem uma nova filosofia, nem uma nova metafísica, nem uma ciência das ciências."

No âmbito acadêmico, já no século XX, com o intuito de unir o mundo " não universitário" ao universitário, cuja separação se dá primordialmente pela hiperespecialização profissional, com grande número de disciplinas que não acompanham todo o desenvolvimento, principalmente na área tecnológica, temos um aprofundamento na utilização deste conceito, visando formar profissionais cada vez mais completos, compatíveis com as exigências do mercado de trabalho que este futuro profissional encontrará.

Assim tão complexo quanto os problemas que tenta solucionar, tem-se a transdisciplinaridade, que por ser tão sutil, ser a linha tênue que une e serve de limite entre o comprometimento e o individualismo de cada disciplina, que não possui uma definição exata, e ao mesmo tempo é um dos mais necessários conceitos quando tratamos de formação e educação.





Um comentário:

Unknown disse...

è realmente não devemos nos apegar a uma só ciência, a uma só visão de mundo(visão dogmática).
Para melhor vivermos devemos procurar sempre espandir nossas mentes a conhecimentos diversos, mútiplos, para não só termos sucesso proficional, mas também nos tornarmos pessoas melhores e entendermos como o mundo é...e como poderia ser, nossos atos fazem uma axiologia(valoração) do universo em que vivemose e exteriorizam da maneira que resolvem assimilar...
Vamos viver do melhor jeito possível pessoal...sem conflitos, sem preconceitos e etc.
belo post meu caro amigo Harley.
vlw glr!!! UNLOCK YOUR MIND!