domingo, 28 de outubro de 2012

Tudo se divide, todos se separam

Quem me conhece facilmente pode identificar que eu curto bastante Engenheiros do Hawaii, e esse trecho de uma música que escolhi para ser titulo deste post, é algo que vem se repetindo em minha mente várias vezes recentemente.

Hoje nós temos o resultado do segundo turno das eleições para prefeito em Fortaleza. Já há algum tempo vinhamos vendo uma grande rejeição ao governo dos dois candidatos. Mas não é esse o ponto que me chamou atenção aqui. Foi o ataque direcionado aos eleitores de um aos eleitores do outro. Coisas do tipo "Tu é muito idiota de votar em tal candidato" ou "Só pode ser muito burro mesmo esse povo, é pra se lascar mesmo".
Outro caso recente que tem relevância para esse post, foi engatilhado a partir do apagão em vários estados do nordeste na última semana. Não pela primeira vez ocorreram vários comentários pejorativos de pessoas de outras regiões direcionado aos nordestinos e a própria região em si. Alguns comentários chegaram a um ponto bastante depreciativo. Em resposta, temos comentários de nordestinos do tipo "Quando tiver desabamento por ae, quero ver se vocês não ver querer ajuda da gente".

Já deve ter ficado claro que o assunto que estou matutando aqui é que, ao que tem me parecido, estamos sempre procurando meios de nos separar. Partido A e Partido B, Nordeste e Sudeste, Brasil e Argentina, branco e negro, capital e interior, ocidente e oriente, norte e sul.... não me refiro a discordar, o que vejo não só como esperado, como também produtivo. O questão é que passamos a nutrir uma aversão ao indivíduo que pertence ao outro grupo, não as idéias deste.

E será para que toda essa divisão? Acredito que podemos ser mais fortes, mais produtivos, estando em união. Que se em vez de procurarmos derrubar alguém que está do lado oposto de uma situação, procurarmos a forma de achar uma evolução da situação. 

Mais uma vez, no texto que faço, procuro que traga discussões que possam desenvolver a forma de ver a situação. Por isso peço, questionem e discutam comigo.


"Que a chuva caia
Como uma luva
Um dilúvio, um delírio
Que a chuva traga
Alívio imediato"

2 comentários:

Laura disse...

As pessoas tem medo do diferente, do outro. Fecham-se em pequenos grupos e atacam tudo e a todos que não pertencem a esse casulo. É uma pena, de fato. Em um momento em que a globalização está com tudo, as pessoas se tornam cada vez mais fechadas (em seus grupos e em suas mentes).

Mayra Porto Rogério disse...

"São todos iguais e tão desiguais, uns mais iguais que os outros..."