segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Segurança na capital (ou a falta dela...)

Pois eh galera, post em edição extraordinária hehe. Antes de qualquer coisa, não aconteceu nada comigo nem com ninguém, só vou contar aqui um "causo" que aconteceu comigo(Italo) e com a veve no último domingo no iguatemi e que parece estar virando rotina em Fortaleza.

Seguinte: estávamos no cinema do iguatemi assistindo o Ensaio sobre a Cegueira (filme que até onde eu assisti foi muito bom, ainda assistirei até o fim) quando, de repente, o chão literalmente começa a tremer. Quando eu olho pra trás pra ver que porra tinha acontecido, uma multidão vem correndo de cima pra baixo e saindo do cinema. A gente, lógico, fez o que qualquer pessoa com o mínimo de amor à vida faria: sair correndo do cinema. Quando a gente sai da sala, ainda tentando entender o que tava acontecendo, resolvemos chegar perto de uma menina que parecia estar narrando o que aconteceu. Pelo pouco que eu entendi, ela falou que alguém tinha brigado com um amigo dela ou algo do tipo, tava difícil de entender porque a menina tava muito nervosa. Enfim, quando eu ia perguntar direito pra menina o que tinha acontecido, uma senhora sai da sala de cinema desesperada gritando POLÍCIA, POLÍCIA!!! Aqui eu abro um parêntese pra refletir sobre a atitude da senhora. Beleza, ela estava muito nervosa e sem entender o que acontecia (como todo mundo) e por isso não pode ser apontada como culpada por nada. mas porra, primeiro: isso não é um filme do cinema mudo, minha senhora, não é porque a senhora tá gritando pela polícia que eles vão chegar com cassetetes e resolver a situação, o mais eficiente nesse caso é pegar seu celularzinho e ligar 190. Segundo: que reação você imagina que as mais de mil pessoas que estavam ali tomaram ao ver uma cena dessas? Exatamente. Tumulto generalizado. Depois dos gritos da mulher, todo o shopping entrou em desespero, pessoas correndo desorientadas, gente chorando, enfim, cena terrível de filme de terror que eu não pretendo rever nunca.

Depois de conseguir arranjar espaço no meio da multidão, conseguimos descer para onde o clima estava menos tenso. Lá em baixo as informações eram totalmente desencontradas, alguns diziam que tinha um cara armado, outros que era arrastão, teve gente que jurou ter ouvido um disparo (detalhe que eu que tava dentro da sala de cinema não ouvi esse disparo...). A única pessoa calma que conseguiu me passar alguma informação foi o segurança, que disse que realmente foi só uma briga. Tudo bem, se fosse um arrastão não era ele que ia falar, mas beleza. Enfim, na saída do shopping filas enormes, todo mundo simplesmente abandonou o local e, o mais incrível, 99% das pessoas nem sabiam o porque. Enfim, não houve nada, foi só um susto.

Tô postando isso aqui por dois motivos: Primeiro pra desabafar. Que porra de mundo é esse que você não pode nem ir a um cinema tranquilo? Paga-se caro pra ter o direito de assistir um filme e numa situação dessas não aparece um segurança sequer. O ÚNICO segurança que eu vi estava no andar de baixo e indo na direção contrária à da confusão. Também, coitado, desarmado e com um porte peso-pena o que que ele ia fazer? Tacar o walk-talk na cabeça do suposto ladrão/brigão/nerd serial-killer? Cadê a tal brigada de incêncio qu o UCI sempre anuncia nos trailers? Nem pra dar uma orientação de rota de fuga pro povo, a maioria das pessoas, na hora do desespero, tentou "fugir" pro banheiro ¬¬.

Segundo pra refletir sobre o rumo que a humanidade tá tomando. Pensa comigo: domingo à noite. Você teve uma semana estressante e o fim de semana tá acabando, amanhã começa tudo de novo. Hora de descansar. O que que o FDP tem que ir arranjar confusão dentro da merda do cinema? Se realmente o cara tava armado, o que eu acho que tava (nunca vi uma multidão sair correndo com medo de uma briga), o que o cara tava fazendo com uma arma dentro do cinema? e como é que deixam o sujeito entrar assim? Será que o cara não pensa que se aquela porra dispara pode atingir uma criança ou um pai de família, alguém que não tem nada a ver com o estresse dele? Sei não viu, dá nem pra imaginar onde isso vai parar, só sei que eu não tô gostando.

Resumo da experiência: TERRÍVEL, foda mesmo. Mas eu acho que é bom um banho de realidade de vez em quando pra gente que vive meio que blindado pelas paredes das nossas casas confortáveis de classe média[socialista de buteco mode off], tem gente que passa sufoco muito pior todo dia. Hora de repensar um pouco mais antes de escolher os fanfarrões que vão comandar a cidade.

Enfim galera, desculpem o tom de desabafo, desculpem os palavrões, só tinha que deixar isso registrado aqui, vai que o fanfarrão responsável pela confusão lê isso e pensa um pouco no que fez.Boa semana pra todos nós :-)

5 comentários:

Anônimo disse...

Cara, eu acabei não entendo bem o que aconteceu ae.O chão tremendo foi pelo pessoal correndo?E o que aconteceu foi dentro do cinema?

Mas de qualquer modo,situação foda ein..quanto a reação do pessoal depois dos gritos da senhora ae,lembro daquela frase "O individuo é inteligente,a humanidade que é estupida"

Mas porra cara,sem nem o que falar direito disso ae.Que loucura..

Anônimo disse...

Eh, eu acho que não fui muito claro...
O chão tremeu por causa da multidão correndo, vindo lá de trás do cinema.
Ninguém sabe exatamente o que aconteceu, mas aconteceu dentro da sala de cinema aonde eu estava.

Anônimo disse...

Conversando com um cara lá da faculdade que também tava no iguatemi, a história que ele ouviu foi que um cara deu em cima da namorada do outro e um dos dois acabou puxando uma arma dentro do cinema.

Enquanto isso, nasce um boato... Minha mãe disse que a história que ela ouviu falar hoje foi que um grupo de meliantes, todos de preto (lógico, não seriam tão perigosos se não usassem preto ¬¬) e todos armados entrou lá no iguatemi e assaltou todo mundo e todas as lojas. Ô povo criativo...

Anônimo disse...

Já eu ouvi a versão que foi um assalto numa loja só e que todas as outras foram trancadas. Verdade? Não sei! Daqui a pouco vão dizer que tinha um homem bomba do talibã lá dentro. Se fosse nos Estados Unidos seria motivo de invadir algum país.

Pois é galera, desde que eu entrei na faculdade eu me deparo com a matéria segurança e constantemente me deparo com um problema cada vez mais complexo.

O poste do Italo tem um momento marcante quando ele destaca o fato de ser dentro de um cinema! Isso chama a atenção pq hoje, o cinema além de entretenimento representava segurança, pois hoje, com nossa cidade minada pela violência, se resguardar no shopping era sinonimo de segurança.

Segurança não se conquista com Direito Penal severo ou uma polícia armada até os dente, se conquista com educação,cultura, lazer, trabalho, mas não pra uma minoria como é em nosso país, mas para a maioria.

Querer combater a violência da maneira errada é como jogar terra no mina terrestre: você não a ver, mas a qualquer momento ela pode explodir.

Anônimo disse...

que horror ;O
é, gente de preto é mais perigosa kkkkkkk