O dia 16 de julho de 2012 foi um dia triste para música. Jon Lord, o lendário tecladista do Deep Purple, faleceu aos 71 anos.
Lord não foi apenas mais um músico na história do rock, mas sim um dos seus expoentes de maior talento. Sua contribuições para o estilo formam um legado que nunca será apagado.
Membro fundador do Deep Purle, Lord, ajudou a aproximar o rock da música clássica e erudita. Não que composições mais simples estivessem descartadas ou desmerecidas, mas é que o Rock podia fazer algo mais e eles ajudaram a provar isso.
O seu teclado venenoso e com sonoridade pesada era algo que ninguém até então tinha visto no rock. O toque furioso, porém plenamente consciente, formavam com Blackmore uma dupla incontrolável, dinâmica e espetacular. Tanto nos albuns de estúdio como ao vivo é possível escutar os instrumentos desses dois músicos duelando e se complementando de maneira precisa. Vc gosta dos duelos de solos e melodias de guitarra de bandas como Iron Maiden e Helloween? Pois saiba que a raiz disso encontra-se nos duelos de lord e blackmore.
Além da virtuose como tecladista, Lord é exímio compositor. Sua principal composição foi responsável por romper uma das barreiras mais improváveis do rock. Em 1969, o Deep Purple se juntava com a Royal Phlimarmonic Orchestra para executar a histórica obra concerto for group and orchestra. Pra mensurar o feito temos que entender o contexto da obra:
1 - O deep purple era uma banda com apenas dois anos de existência, uma banda ainda pequena para os padrões que ela alcançou nos anos seguintes;
2 - Concerto for group and orchestra foi a primeira tentativa séria de juntar os gênero clássico e rock. Tudo isso na então conservadora Inglaterra dos anos 60, que desmerecia muito, dentro os círculos mais cultos da música, os talentos da cena rock;
3 - Concerto não foi apenas uma adaptação de músicas da banda no formato com orquestra, mas ela foi concebida para ser executada no formato rock + música clássica, possuindo toda uma estrutura de composição clássica.
Hoje, depois de termos visto inúmeras fusões entre o rock e a música clássica, tal feito possa parecer nada demais. Mas não devemos esquecer: foi o ato pioneiro! E como todos que buscam a inovação, eles tiveram que superar o preconceito e a desconfiança. O resultado foi maravilhoso e o rock agradeceu.
Concerto foi composta por Lord, com Letras de Gillan.
Após se retirar do Deep Purple, alegando estar velho para o ritmo das turnês, Lord continuou compondo, inclusive peças eruditas, sendo aclamado tanto pelo rock como pelos eruditos, estilos tão distintos que ele ajudou a unir.
Muito obrigado Lord.
Nenhum comentário:
Postar um comentário